Somos apaixonados por tudo o que fazemos e nunca impomos limites à nossa criatividade. 

O atelier

A Subvert Studio é um atelier de arquitetura, design e arte focado na criação de soluções únicas e inesperadas em cada projeto, num mercado global cada vez mais diversificado.
Esta abordagem é o nosso compromisso em criar formas de arte em todos os nossos trabalhos, a nossa forma diferenciada de valorizar um projeto e os nossos clientes.
Com mais de dez anos de experiência, a nossa equipa multidisciplinar parte do existente, do nosso legado e património, para criar projectos de futuro, reflectindo uma sensível dicotomia entre o pensamento manual, artesanal e industrial. Esta procura de novos conceitos, de novas soluções prováveis e possíveis, é o que nos permite inovar e criar soluções com identidades únicas.
Sempre olhando para o futuro, o nosso desempenho pode ser visto nos nossos projetos, em publicações nacionais e internacionais, e nos prémios que conquistámos nos últimos anos.

A equipa

A nossa equipa é constituída por arquitetos, designers, criativos, contadores de histórias, artistas e artesãos com diferentes conhecimentos que procuram em cada projecto encontrar uma identidade única.
A identidade de cada projeto é resultado de uma viagem fantástica que criamos.
A nossa procura incessante faz parte de um processo criativo que, aliado a uma equipa multidisciplinar diversificada, cria uma experiência nova.
Somos apaixonados por tudo o que fazemos e nunca colocamos limites à nossa criatividade.

Os clientes

A qualidade de um projecto exprime o cliente que a promove.

Cada projecto é único, independentemente da sua escala ou orçamento. É essencial o envolvimento do cliente para criar uma relação de trabalho sólida, sempre baseada na confiança mútua entre todos os intervenientes. Deste modo conciliamos o objectivo de quem nos contrata com a nossa metodologia de trabalho.


Ballet Etc; BWA – Building with Arts; Câmara Municipal de Cascais; Câmara Municipal de Lisboa; Casa dos 24; Cincovertis Consultoria; FG+SG; Francisco Lucena Consulting; Fundação Bissaya Barreto; Fundação Calouste Gulbenkian; Gonçalo Leite de Campos & Associados; GRID - Consulting Engineers; Igreja São José dos Carpinteiros Lisboa; Inovar Cascais; Instituto de Psicanálise; Longroiva Hotel & Thermal Spa; Morecco; Museu dos Coches Lisboa; Paralelo Zero; Pinheiro Chagas 76; Poliexport; Portugal dos Pequenitos; Quinta das Lágrimas; Rebelo de Andrade; Semapa; Sonder; Sonagi; West Cliffs.

Perguntas Frequentes

Como é trabalhar na SUBVERT STUDIO?

Segundo os próprios, é um espectáculo. É exigente, mas também entusiasmante. Acreditamos na responsabilidade e resposta de cada um e todos confiamos no trabalho de equipa.

Qual a relação da SUBVERT STUDIO com os clientes?

Os nosso projectos são essenciais para o nosso futuro, acreditamos que os nossos Clientes são uma força importante da nossa história. Sempre numa base de confiança, o nosso trabalho é apresentado, explicado, escutamos sugestões e preocupações, procedemos a alterações se necessário e sempre com entendimento mútuo. Os nosso projectos têm que ser viáveis, senão dificilmente sairão do papel.

Como é que a SUBVERT STUDIO vê o seu futuro?

Queremos ser cada vez mais relevantes, não só em Portugal mas no resto do mundo, queremos que o nosso trabalho desperte atenção e inspire todos. Continuando o nosso caminho, coisas boas naturalmente acontecerão. O sucesso é um resultado, não é apenas um objectivo.

A Arquitectura é um luxo?

A arquitectura não é um luxo, é a base de tudo da qual resultam intervenções e soluções de sucesso. A essência da arquitectura é o abrigo, a adequação do espaço às necessidades e desejos dos seus utilizadores, a capacidade de proporcionar experiências estimulantes, comoventes e emocionantes.

Preciso mesmo de um Arquitecto? Um engenheiro ou um construtor não são suficientes?

O Arquitecto é quem projecta, quem idealiza, dispõe, compõe espaços, materiais e pormenores, percebe a luz e a sombra, adequa o projecto à sua envolvente. A Engenharia compreende diversas disciplinas necessárias ao bom funcionamento de um edifício, é fundamental tal como a Arquitectura. Os constructores constroem, dão existência ao projecto desenvolvido. Para ambos poderem realizar um bom trabalho é necessária uma base, um projecto de arquitectura desenvolvido por um arquitecto habilitado, prestando assistência e coordenação de equipas durante todo o processo, do ínicio ao fim.

É preciso um contrato?

Como em toda a prestação de serviços, é sempre necessário um contrato. A contratualização pode assumir uma forma simples mediante a aceitação escrita de uma proposta de honorários, na qual consta o âmbito das funções, tarefas, deveres e obrigações de ambas as partes e a forma de remuneração. Em projectos mais complexos, é importante a redação de um contrato dedicado, reflectindo com maior rigor o envolvimento, obrigações e direitos de todas as partes interessadas.

O vosso trabalho é só desenhar quatro linhas?

Um Arquitecto não trabalha bidimensionalmente, um Arquitecto trabalha espaço. Este vive de elementos visuais, mas cabe à arquitectura desencadear, direcionar e organizar comportamentos e movimentos e adaptar o espaço construído ao corpo-humano. Um projecto totalmente novo, ou até mesmo uma alteração num projecto já em curso, requerem sempre uma atenção cuidada às implicações que uma decisão terá no futuro. Embora por vezes não sejam perceptíveis, o trabalho e a dedicação necessários para que algo resulte no final estão sempre presentes.

Podem enviar-me um esboço do projecto antes de assinar o contrato, para ver se gosto?

Ninguém gosta de trabalhar por antecipação, sem garantias. Os arquitectos não são excepção. É sempre preferível proceder-se a uma reunião prévia, na qual mostramos o nosso trabalho e portfolio, e na qual é avaliada as expectativas entre as duas partes. A formalização de uma relação profissional é sempre baseada e antecedida de um acordo escrito e/ou contratual.

Os arquitectos da SUBVERT STUDIO são membros efectivos na Ordem dos Arquitectos?

A pergunta deverá ser sempre colocada pois, de acordo com a legislação em vigor, só os membros efectivos da O.A. estão autorizados a praticar Arquitectura. Para o anterior, é necessária habilitação académica qualificada num curso de Arquitectura reconhecido pela Ordem dos Arquitectos. Na SUBVERT STUDIO todos os arquitectos são membros efectivos na Ordem dos Arquitectos.

Que trabalhos de Design fazem?

Gostamos de desafios e gostamos do que fazemos. O campo de aplicação do Design é bastante vasto, e nós exploramos todas as disciplinas que promovam a melhor solução para o projecto e para o cliente: desde criar uma marca e a sua identidade gráfica, a Design de produto, a Design Editorial, a Ilustração, a Design Interactivo, a Vídeo, a Impressão e Web Design.

A vossa equipa está preparada para todas essas vertentes de Design?

A nossa equipa preza-se pela multidisciplinaridade, pelos diferente métodos e conceitos que cada pessoa traz ao processo e à verificação de soluções, de modo a encontrar a melhor solução criativa para cada projecto. A nossa equipa tem um designer gráfico, um designer industrial, um artista 3D e um cinegrafista. Gostamos de sair da zona de conforto, pelo que ainda contamos com uma rede de consultores externos que complementam todo o processo e a solução final, para encontrarmos uma solução que se revele como uma charneira, que espolete a mudança.

Porque é que trabalham Arquitectura e Design?

Este é um ponto essencial na identidade do nosso trabalho. A Arquitectura e o Design são uma simbiose perfeita, cada uma beneficia e é beneficiada também. Esta característica permite que os nossos trabalhos se definam pela coerência, pela harmonia, pelo discurso participativo, pela sábia coesão entre as partes para um todo equilibrado. É um hábito que gostamos de implementar, de modo a garantir uma leitura única, estruturante e coesa do projecto.

O Design que fazem apenas se aplica a Arquitectura?

O nosso trabalho de Design não se aplica apenas à Arquitectura. O nosso trabalho de Design aplica-se sempre que há um novo projecto e um cliente interessado em criar algo único. No nosso portfolio é possível constatar o nosso trabalho, já criamos a Identidade e a Marca de muitas instituições, empresas e produtos, já desenvolvemos espaços de trabalho, estacionário e materiais de impressão, desenvolvemos Exposições, Web Design e Development, e muito mais.

Subscreva a newsletter